Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

REFLEXÃO SOBRE UMA FRASE OUVIDA HÁ 50 ANOS


"Quando o Sol da Cultura está baixo até os anões lançam sombras".
(Karl Kraus - Poeta, Ensaísta, e Jornalista - 1874 - 1936)

A primeira, e talvez única vez que me lembro de ter ouvido esta frase, eu tinha 13 anos e cursava a terceira série ginasial.
Eu estudava no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, e era uma aula de Filosofia onde discutíamos a condecoração concedida pelo Ex Presidente Jânio Quadros a Che Guevara, se não me falha a memória.

Eu e mais uns tantos defendíamos  a lisura do ato, enquanto outros eram contrários, e o tom subiu tanto que o Padre Theodoro nos deu esta frase como tema da próxima aula, para que dissertássemos sobre ela.

Reencontro-a 50 anos depois, num texto do Reinaldo Azevedo, e percebo estarrecido o quanto o Sol da Cultura caiu, e o quanto deu de espaço para que Anões Morais projetassem suas sombras

A terceira série ginasial equivaleria, nominalmente, à sétima série do ensino atual, mas, na prática, deveria equivaler-se a uma graduação em muitos dos atuais cursos superiores, mas não é esse o ponto; o ponto é:
 "O quanto a ausência de Cultura influiu para que o Brasil chegasse neste estágio de degradação de Costumes."

Chegamos ao ponto de enxergarmos  o canalhismo do lulo-petismo, ou do bolivarismo como  normal.

A falta de Cultura quer formal, artística, ou política permitiu que chegássemos a ponto de ter um lula, dilma, chavez, zé dirceu e outros canalhas como exemplo para nossos filhos e netos se espelharem.

Pior ainda, fez com que grande parte das gerações mais recentes perdesse a capacidade de se indignar, de se insurgir contra os que as iludem, roubam descaradamente, que comprometem o futuro de várias gerações ao premiar o racismo das cotas ao invés de estimular a capacidade.

Hoje eu li com clareza a mensagem mensagem que o Padre Theodoro mandou:
"SE VOCÊ QUER ABRAÇAR O COMUNISMO OU O SOCIALISMO ABRA MÃO DA SUA CULTURA E SEJA BEM VINDO AO OBSCURANTISMO, POIS É O OBSCURANTISMO QUE MANTEM OS GOVERNANTES SOCIALISTAS NO PODER."



Um comentário:

  1. Nossa cultura nunca foi conhecida la fora, no exterior. Para se ter uma ideia, os americanos desde ha muito nunca souberam a localizacao do Brasil. Pensavam que era na Amazonia, junto aos animais e indios. Hoje, esta sendo reconhecido por lapsos do mau caratismo dos nossos governantes, e assim, somos motivo de chacota, pois essa corrupcao a qual essepaiz esta assolada sera muito dificil de ser ignorada.

    ResponderExcluir